Antes de tudo, quando o assunto é planejar a abertura de um negócio no mercado, um dos primeiros desafios é entender em qual tributação a empresa deve se encaixar.
Apesar de haver diversas modalidades de tributos em nosso país, é preciso buscar a mais vantajosa e que esteja de acordo com o crescimento do negócio no mercado.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final, conheça os principais regimes tributários e descubra qual é o mais considerável para a sua empresa.
1. Simples Nacional
Se você busca processos menos burocráticos para abrir sua empresa, com certeza o Simples Nacional fará jus a sua opção. Seu processo exige apenas uma entrega anual, que é a DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais), bem como seu respectivo recolhimento mensal de impostos.
Tratando-se das alíquotas dos tributos, o modelo é mais destinado a pequenas e micro empresas. Apesar da aplicação dos percentuais tributários serem incididos sobre o bruto, e não somente ao lucro, o percentual é reduzido, se formos comparar a outros modelos de regime tributário.
Dessa forma, caso não haja fatores para impedir a concessão, o regime simplificado é, de longe, uma das melhores alternativas para pequenos negócios. Entretanto, caso o faturamento da empresa seja alto, o Simples Nacional pode acabar não sendo viável, especialmente para negócios no segmento de indústria e comércio.
Já que a incidência das alíquotas estão sobre a receita bruta, em determinado momento elas podem se tornar mais onerosas do que as opções que são incididas no lucro e que garantem percentuais estanques.
2. Lucro Presumido
Para quem não sabe, o lucro presumido possui esse nome justamente pela forma em que os impostos federais são aplicados, bem como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).
Sendo assim, o Lucro Presumido é incidido no lucro da empresa em determinados períodos do ano (geralmente de forma trimestral). Dessa forma, quando o cálculo é estabelecido para os tributos do trimestre, é aplicado cerca de 9% de CSLL e 15% de IRPJ.
Portanto, você pode fundar a sua empresa com base no lucro presumido, e caso resolva mudar posteriormente, busque pelo melhor enquadramento tributário quando o regime simplificado oferecer mais vantagens para o seu negócio. Contudo, essa ação só será interessante caso a sua empresa preste serviços, já que essas atividades possuem CSLL mais altas, além da faixa presunção de lucro.
3. Lucro Real
Em geral, o Lucro Real costuma ser a última escolha por parte dos empreendedores. Essa modalidade de tributo tem processos parecidos com o Presumido, mas o CSLL e o IRPJ são tributados através do lucro total do negócio.
Além disso, o Lucro Real também oferece maior carga burocrática, mas caso o negócio, que esteja enquadrado no Simples, simular o Presumido e perceber as inúmeras vantagens, a opção pelo Lucro Real pode ser muito melhor.
Por realizar a tributação apenas no resultado líquido, mesmo com seus altos impostos, ele ainda pode oferecer economia para a empresa, caso ela obtenha margens menores em relação a presunção de lucro.
Gostou das dicas? Agora que você já conhece os principais regimes tributários no país, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto?
Temos alguns conteúdos que podem te interessar.
Os benefícios do Simples Nacional para as pequenas empresas
13 comentários sobre “Qual melhor tributação para minha empresa?”
Os comentários estão fechados.