ContabilidadeTributário

Os benefícios do Simples Nacional para as pequenas empresas

Post

O Sistema de Tributação do Brasil é muito complicado. No entanto, existe o interesse de criar iniciativas que facilitem a rotina diária e o pagamento dos impostos das pequenas empresas. O Simples Nacional é um exemplo disso.

Ele traz diversos benefícios para micro e pequenas empresas. Neste post, vamos apresentar alguns deles. Leia o artigo até o final e compartilhe com seus amigos!

 

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é responsável pela unificação do recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais. Ele foi criado através da Lei Complementar n. 123/06 e é optativo. Assim, todas as empresas que aderem ao Simples contam com apenas uma guia para realizar o pagamento dos seguintes tributos:

  • INSS Patronal par a Previdência Social;
  • Impostos federais: IPI, IRPJ, PIS e COFINS, CSLL;
  • ICMS (estadual);
  • ISS (municipal).

No entanto, nem todas as empresas podem fazer a opção pelo Simples Nacional. Para isso, elas precisam ter um limite de faturamento entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões ao ano.

É possível ainda escolher a opção de lucro presumido para se enquadrar no Simples. No entanto, muitos empreendedores se sentem inseguros quanto a isso. Por isso, sempre é bom conversar com um contador para saber o que melhor se adequa à sua empresa.

 

Benefícios do Simples Nacional

Há várias vantagens para as pequenas empresas que decidem optar pelo Simples Nacional. Talvez a mais importante delas seja, obviamente, a unificação da arrecadação de tributos. Isso facilita e muito na hora de recolher os impostos devidos.

Outro benefício é que esta arrecadação é realizada por meio de uma alíquota única. Isso significa, em vários casos, que o empreendedor terá uma diminuição de 40% em sua carga tributária.

Mais um benefício é que, com ele, a própria contabilidade da pequena empresa se torna bem menos complicada. Isso ocorre porque tanto o cálculo, quanto o recolhimento dos impostos são realizados de uma só vez. Com isso, a contabilidade dentro da pequena empresa é feita também da maneira mais simples possível.

Além disso, a pequena empresa pode contar também com uma diminuição nos custos trabalhistas. Isso porque a contribuição de 20% do INSS Patronal na folha de pagamento se faz dispensável.

Sabendo o quanto a tributação brasileira pode ser complicada, o Simples Nacional foi criado para facilitar a vida das pequenas empresas que querem estar em dia com seus tributos. Sua criação permitiu não apenas a unificação dos tributos, mas também incentivou o sucesso dos pequenos negócios no país.

Este post esclareceu suas dúvidas? A Aro Contabilidade se destaca pelo atendimento personalizado, onde o cliente tem liberdade para falar com todos os departamentos e solicitar reuniões mensais para análises sobre informações contábeis da empresa. Temos expertise em contabilidade para empresas, gestão BPO e gestão integrada.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, baixe nossos conteúdos e entre em contato para tirar dúvidas, marcar reuniões e solicitar orçamentos.

Leia também: Empresas do Simples Nacional precisam de Balanço Patrimonial?