Financeiro

Os erros mais cometidos na gestão de custos das empresas

Post
Os erros mais cometidos na gestão de custos das empresas

É crucial que a sua empresa tenha uma gestão de custos bem planejada, para que tenha um lucro seguro, analisando as despesas e os ganhos, compreendendo a logística do seu negócio e de todos os detalhes possíveis que mantém a empresa de pé.

Uma empresa sem gestão de custos corre o grande risco de sofrer consequências financeiras graves, uma vez que pode ser surpreendida por diversos problemas que poderiam ter sido evitados com uma boa gestão.

Assim, para estar por dentro da gestão de custos da sua empresa e conseguir uma ascensão constante, você precisa saber sobre os erros mais cometidos na gestão de custos das empresas.

Vamos a elas?

 

Precificação do produto/Serviço

O valor que você está cobrando por seu produto e/ou serviço é muito importante para a realização de uma gestão de custos bem feita. Por isso, primeiramente, saiba o valor exato do seu produto e/ou serviço, por quanto ele está sendo vendido atualmente por sua empresa, depois faça uma pesquisa de mercado, informe-se sobre os preços dos concorrentes.

É preciso cautela para não cobrar um valor muito abaixo do seu produto ou muito acima, e prejudicar o seu negócio, por exemplo, ter um lucro insatisfatório ou ganhar má reputação por preços abusivos.

Vamos ver outro erro muito cometido?

 

Finanças pessoais x Finanças da empresa

Esse erro é muito comum e mais frequente em empresas de pequeno porte, e em algumas de médio.

O que ocorre é que o (a) dono (a) do negócio acaba misturando as contas da empresa com as contas pessoais, e isso pode atrapalhar muito na hora de fazer a contabilidade, não sabendo distinguir os valores corretamente.

Sem uma análise exata de cada valor que está dentro da sua empresa, não é possível uma gestão de negócios bem realizada. Por isso, separe esses gastos em contas diferentes, não cometa esse erro!

Além desses, abaixo veremos outro erro cometido na gestão de custos da empresa.

 

Gerenciamento do estoque

Se você não tem uma gestão detalhada do estoque, as chances de você perder dinheiro são bem altas. Por isso, é necessário que a empresa tenha controle de todo estoque: os produtos que entram (comprados), os produtos que saem (vendidos), quais produtos têm maior demanda, quais não saem do estoque há muito tempo.

Além disso, deve-se levar em conta que cada produto, após ser comprado pela empresa, para ir ao estoque, inicia o processo de depreciação do valor, ou seja, a velocidade que um produto é vendido também é muito importante.

Por último, mais um erro dos mais cometidos na gestão de custos das empresas.

 

Tecnologia para empresas

Muitas empresas optam pelo modo antigo de gerir um negócio, entretanto, estamos em 2020, na era tecnológica, então não optar pela tecnologia pode trazer dificuldades que poderiam ser facilmente resolvidas por ela.

Ainda que a empresa possua funcionários, o ser humano é passível de falha, e um pequeno erro pode prejudicar toda a sua gestão de custos e acabar não alcançando o lucro esperado.

Atualmente, muitas empresa optam pela gestão integrada para realizar a gestão de custos e facilitar o gerenciamento de todo o negócio. Essa é uma dica de ouro.

A Aro contabilidade espera ter ajudado você! 🙂

Leia também: Gestão de custos e a controladoria