Financeiro

Gestão de custos e a controladoria

Post
Gestão custos e controladoria

Com a crise atual causada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), diversas empresas fecharam suas portas para o mercado.

Contudo, as que permaneceram, buscam alternativas mais sustentáveis para driblar a crise econômica e conseguirem se sustentar no mercado. Nesse quesito, a controladoria na gestão de custos passou a ser ainda mais importante, sobretudo como forma de garantir o capital de giro nesse período conturbado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e confira a importante relação entre a gestão de custos e a controladoria nesses tempos de crise.

 

Controladoria: o que é e qual a sua importância

Antes de tudo, podemos entender que uma controladoria nada mais é do que um conjunto de funções que oferecem diferentes atividades, mas com foco total na gestão financeira.

Sendo assim, na controladoria, podemos encontrar atividades relacionadas à área administrativa e contábil, por exemplo. Seu principal objetivo é auxiliar os empreendedores a otimizar o seu caixa empresarial por meio de planejamentos estratégicos e tomadas de decisões mais conscientes para subsidiar recursos.

De modo geral, a controladoria auxilia o gestor a prover medidas sustentáveis para:

— Realizar o desenvolvimento e a implantação de processos operacionais que vão de acordo com o fluxo do caixa e aos objetivos financeiros da empresa;

— Organizar dados coletados, além de compreendê-los para formular uma tomada de decisão mais eficiente;

— Fiscalizar impostos, manter um relacionamento com auditores e monitorar funções da tesouraria;

— Dentre outros.

 

Relação da controladoria com a gestão de custos

Em suma, a controladoria ligação a gestão de custos é uma ferramenta a mais para atuar diante do cenário econômico vivenciado atualmente. Nesse período, podemos notar a preocupação de empreendedores em aprender cada vez mais sobre o que se deve investir e o que se deve guardar no bolso para garantir a sobrevivência do seu negócio.

Sendo assim, devemos entender que o propósito do papel da controladoria na gestão de custos é justamente coletar informações baseadas na padronização da circulação financeira advinda do caixa para promover melhorias mais eficientes. De modo geral, podemos ressaltar algumas ações interessantes advindas da relação da controladoria com a gestão de custos. Confira abaixo quais são:

1. Otimização de processos

Podemos perceber que a controladoria garante uma visão mais ampla em relação às finanças da empresa, criando projetos para melhorar os rendimentos financeiros futuros e otimizar o que já está circulando. Além disso, com o apoio de atividades contábeis, será possível avaliar questões mais burocráticas, como é o caso dos cumprimentos legais, informações obrigatórias e a entrega de documentos.

2. Faz a checagem de possíveis déficits organizacionais

Já que a gestão de custos tem como principal objetivo a avaliação das despesas, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, ganho líquido etc., a controladoria ainda consegue identificar pontos deficientes da empresa, dos quais tendem a exigir muito dinheiro do caixa e não contribuem de forma eficiente para a geração de receita.

3. Avalia o potencial de crescimento

Não menos importante, a controladoria com a gestão de custos busca avaliar dados internos para mensurar resultados de crescimento. Nessa checagem, serão avaliados quantidade de produtos e serviços que foram vendidos em um período pré-estabelecido, e a partir de então, enxergar novas oportunidades de crescimento sem inviabilizar o financeiro do negócio.

 

Conclusão

Conforme vimos, a gestão de custos precisa ser administrada de forma correta, sobretudo em tempos de crise. Agora que você já conhece os benefícios dessa gestão integrada, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Baixe gratuitamente o nosso material sobre gestão financeira e saiba como tornar o seu caixa cada vez mais sustentável.

Leia: Controladoria, a inteligência empresarial.