EmpregadoRecursos Humanos

Quer ser mais produtivo no trabalho? Veja essas dicas

Post
produtividade no ambiente de trabalho

Manter-se focado e produtivo no trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente em ambientes que exijam sua atenção em mais de uma tarefa. Mesmo que a empresa propicie um ambiente onde o colaborador possa se manter focado, algumas distrações podem acontecer ao longo do dia e atrapalhar a produtividade.

Em alguns casos, a produtividade pode ser afetada por uma demanda alta de tarefas que devem ser desempenhadas ao mesmo tempo, tornando um dia comum, em um emaranhado de solicitações com prioridades. Mas, isso pode ser solucionado com disciplina e organização.

O Fernando Serra, diretor acadêmico da HSM Educação, diz que “Grande parte das pessoas tem controle sobre os seus horários. Então, basta saber o que você deve fazer em cada momento do dia. Para isso, é preciso também que você se conheça e saiba como é o seu ritmo de trabalho, para entender em que horário você rende mais”. Ao longo do nosso dia, é necessário que possamos analisar qual período temos mais solicitações, temos mais foco e rendemos mais. 

Para isso, listamos alguns hábitos que, se forem seguidos, farão que seu dia seja mais produtivo e você tenha um ótimo desempenho profissional:


Organize-se!

Vamos começar do principal ponto, O-R-G-A-N-I-Z-A-Ç-Ã-O!

É importante que você entenda que, para tudo dar certo, as coisas precisam estar alinhadas, pois as pessoas desorganizadas são mais propensas a desenvolverem transtornos de ansiedade. Isso acontece porque a falta de organização no seu dia a dia as impossibilita de ter uma dimensão real do volume de trabalho que elas precisam executar e seus respectivos deadlines.

A dica é: Faça uma lista de tarefas. Separe uma lista por semana, mês, dia ou horários, a forma a ser usada não fará diferença, desde que você compreenda como funcionam suas tarefas e demandas, pois é necessário que se coloque prazos de início e término,  para que não haja procrastinação.  

Andrea Piscitelli, consultora de recursos humanos, ressalta que ““As distrações e o conforto são inconscientemente as grandes atrações das pessoas. Nós temos uma grande tendência a querer fazer primeiro aquilo que mais gostamos, deixando as coisas chatas ou as que temos dificuldade para depois”.

Dica: Aproveite os três primeiros dias para fazer o trabalho mais pesado e deixe para quinta e sexta-feira aquelas tarefas que não exigem tanto do seu lado intelectual. Isso vai ajudá-lo a ter bons resultados


 
Priorize!

Mesmo existindo o termo, multitarefas, aplicá-lo a sua rotina é quase que uma ilusão, pois tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, fará você só perder mais tempo. “Quando você para de escrever um documento para checar um e-mail, leva alguns minutos para voltar a se concentrar no e-mail. A mente humana é programada para processar uma informação por vez. Então, somente depois de concluir uma tarefa é que passamos para a seguinte”, afirma o pesquisador do Centro de Neurociências Cognitivas e Integrativas da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, René Marois.

Dica: “Logo que chegar na empresa, cheque sua caixa de e-mails para verificar se existe alguma urgência que precisa ser resolvida. Depois retorne a sua lista e grife as três ou cinco atividades que não podem, de maneira alguma, passar daquele dia”, aconselha Cíntia Bortotto, também consultora de recursos humanos.


Desconecte-se

O momento em que damos só aquela olhadinha no Whatsapp, aquela espiada no Instagram ou uma curtida no facebook, podem atrapalhar na sua atividade. Porém, existem profissionais que trabalham com o meio digital e necessitam checar ou estarem conectados, mas a sempre o momento de desconectar. Para que você possa dedicar a atenção necessária para cada um dos assuntos a serem resolvidos no dia, é preciso definir quanto tempo você ficará conectado.

Dica: Quando estiver realizando uma tarefa que exija toda a sua atenção, desconecte-se. Não responda a e-mails, não entre em redes sociais, coloque seu celular no modo “não perturbe” e, se for possível, se coloque em “modo reunião”.


Delegue ou peça ajuda

Não podemos saber de tudo o tempo todo, ou querer fazer todas as tarefas que aparecem. Se você tem uma equipe, comece a delegar algumas tarefas com prioridades menores. “Reserve um espaço no dia para investir em relacionamento com subordinados, pares e superiores. Nessas conversas, sempre surgem novas ideias ou projetos, e isso com certeza aumentará a sua produtividade”, indica Cíntia.

Dica: em caso de problemas ou tarefas muito complexas, as vezes, levantar e ir tomar um café faz com que, ao tirar a mente do problema, você consiga uma resposta para o que está procurando.


Organize seu ambiente de trabalho

Seja em um ambiente compartilhado ou em uma sala individual, manter a organização fará muita diferença para saber onde está cada coisa. Então, nada de papeis espalhados, gavetas lotadas e papeis espalhados.

Se o ambiente está organizado, mas mesmo assim você ainda se perde com demandas e tarefas, criar mapas mentais pode ser uma boa saída. Isso irá ajudá-lo a ter uma visão geral de todo o processo: início, desenvolvimento e resultado final. Quer saber mais sobre o que é o mapa mental e como criar um? Existem diversos aplicativos que podem ajudar na criação, saiba mais sobre o assunto em: Mapa Mental: O que é e Como Fazer [Guia Passo a Passo]


Cuide-se!

Acredite o lado profissional está ligado com o pessoal. Cuidar da saude é o primeiro passo para se manter em equilíbrio. Ter um boa noite de sono, com horários regulares, trará estabilidade e equilíbrio. A alimentação também tem um importante papel sobre a nossa produção, pois o nosso organismo também gasta energia para processar tudo que comemos, logo, se você almoçar coisas pesadas e de difícil digestão, sentirá aquele famoso “soninho pós almoço”. Evite alimentos pesados.

Dica: Opte por sempre dormir no mesmo horário e acordar no mesmo horário, caso não seja possível, tente pelo menos dormir a mesma quantidade de horas diárias. Evite comer alimentos pesados antes de dormir, pois isso pode causar insônia ou um sono com pouca qualidade.


Dica para a vida

Busque praticar exercícios físicos e mentais, cuidar do seu interior fará toda diferença no seu ambiente externo, pois todo o equilíbrio que você precisa está dentro de você.

Gostou do nosso artigo?
 Veja outros em nossa área de Recursos Humanos