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Inteligência emocional. Importante no amor e nos negócios

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inteligencia emocional

Sabemos que manter um relacionamento não é tão simples assim, pois a qualquer momento pode cair na rotina, se tornar monótono e principalmente gerar brigas desnecessárias por “coisas pequenas”. E com certeza, isso não é muito diferente de manter um negócio.

A comparação pode parecer estranha, mas é o que defende o americano Eric Schiffer, empreendedor e presidente da 99 Cents Only Stores. Acredita que, para manter a sua empresa e seu relacionamento caminhando bem, o fator mais importante é a inteligência emocional, “Na verdade, as regras para alcançar seus objetivos nos negócios são as mesmas para o amor”, diz.

 

 

Mas, você sabe o que é a inteligência emocional?

Segundo a psicologia, inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e, aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas a sua volta, com o objetivo de alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional.
Para  ter inteligência emocional, é importante que, primeiro se tenha autoconhecimento, nesse caso, veja algumas dicas de como desenvolver seu autoconhecimento em 6 dicas para o crescimento pessoal.

 

 

Inteligência emocional no meio corporativo

Ter um controle sobre o fluxo das emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para conseguir ser bem-sucedido e ter um bom relacionamento interpessoal com os funcionários, sócios e clientes, tornando o ambiente propício para o desenvolvimento das atividades com excelência e para o crescimento de todos de uma forma geral. 

Para os empreendedores, Eric Schiffer listou cinco dicas que podem ajudar a alcançar seus objetivos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal:

 


 

  1. Considere as ações e não as palavras

“Ações importam mais do que palavras. Na hora de contratar um novo funcionário, preste mais atenção ao histórico dos candidatos do que em seu discurso. O mais indicado é tentar conversar com alguém que já tenha trabalhado com o potencial contratado e perguntar como é seu perfil em uma equipe: ele cumpre prazos? Tem um bom relacionamento com as pessoas? É esforçado?

No amor, a regra é clara, falar é fácil, difícil mesmo é cumprir o que se diz”.

É comum acreditarmos nas pessoas que estão ao nosso lado, pois se estamos com ela, é porque em algum momento ela nos passou confiança. Mas, como diz um proverbio português “quem muito fala, pouco faz”. Analisar as atitudes também é necessário para manter um relacionamento equilibrado.

 

 

  1. Não leve tudo para o pessoal

Se você ficou incomodado com alguém que o interrompeu durante uma reunião, por exemplo, o melhor é considerar o que pode ter feito a pessoa se comportar dessa maneira em vez de traçar um plano de vingança contra ela.

Se esforce para sentir empatia e se colocar no lugar dos outros – e não leve tudo para o pessoal. Cada um vive em seu próprio mundo e, na maior parte das vezes, você não sabe o que está acontecendo por lá.

Pessoas com inteligência emocional sabem que, de vez em quando, é preciso se afastar e analisar a situação de maneira fria antes de tirar conclusões drásticas. Então, evite transformar coisas pequenas em grandes dramas.

Nem todos os dias estamos bem para dar amor e carinho, e está tudo bem. Todo mundo tem dias ruins e todo mundo tem suas manias e esquisitices, mas isso não é justificativa para descontar nas pessoas próximas a você. Se você está se sentindo incomodado, a melhor dica é: tire alguns minutos para você, analise o que realmente está acontecendo, e se possível, converse com a pessoa para que ela compreenda a situação.

 

 

  1. Mantenha o foco no todo

Pessoas bem-sucedidas na vida e nos negócios levam o todo em consideração. Isso significa deixar detalhes de lado e encarar o caminho focando no destino final.

Quando você mantém uma meta clara na cabeça, fica mais fácil negociar com clientes, criar parcerias bem-sucedidas e concentrar suas energias no que é mais importante – sem se deixar desviar por pequenos aborrecimentos no meio do caminho.

O mesmo conselho vale para os relacionamentos. Se a sua prioridade é o seu parceiro, então você deve ligar menos para os pequenos desentendimentos do dia a dia que perturbam tantos casais – a toalha molhada em cima da cama, a pasta de dente sem tampa. Até mesmo situações mais importantes, como a administração do dinheiro ou a educação dos filhos, devem ser analisadas com uma coisa em mente: vocês estão fazendo tudo isso juntos.

 

 

  1. Limpe as toxinas

Bons negócios se alimentam de boas energias. Muitas vezes, mesmo os funcionários mais eficientes, trazem cargas negativas que podem prejudicar a empresa. Evite contratar pessoas manipuladoras ou que agem sempre na defensiva. Essas características acabam contaminando o escritório e os outros empregados.

Isso vale para seus relacionamentos. Se alguém faz você se sentir mal sobre si mesmo, tenha foças para superá-lo e seguir em frente. Pessoas com inteligência emocional têm pouca tolerância a parceiros mentirosos, críticos ou carentes. Alguns indivíduos simplesmente são melhores fora da sua vida.

 

 

  1. Não se desespere, nem perca o contato

Não é porque um relacionamento acabou que você deve se atirar da ponte mais próxima. Da mesma maneira, o fim de um acordo ou uma parceria que era boa para sua empresa não é o fim do mundo.

Quem tem inteligência emocional se esforça para se manter positivo e voltar à estrada. Não é porque um relacionamento ou uma parceria terminou que você deve se separar da pessoa como se fossem inimigos.

Na maior parte das vezes, compromissos acabam por causa de diferenças e circunstâncias sobre as quais nenhum dos dois têm controle. Acontece, mas é raro relacionamentos terminarem por um deslize de uma das partes. Se esse não for o caso, não perca o contato com o ex-parceiro ou com o ex-sócio. O mundo gira e você nunca sabe quando caminhos podem voltar a se cruzar.

 

Cada pessoa tem u jeito diferente de lidar com determinada situação.  Mas, tudo que se pratica com inteligencia, respeito e reciprocidade, tende a fluir melhor. Esperamos que as dicas tenham sido úteis. 

 

Texto apoio:  Revista PEGN

10 comentários sobre “Inteligência emocional. Importante no amor e nos negócios

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