PlanejamentoTributário

Planejamento Tributário. Uma vantagem para a sua empresa

Post
planejamento tributário

Não é um segredo para ninguém que a boa administração e o sucesso de uma empresa, está sempre por traz de planejamentos, estratégias e gerenciamento. Mas, aplicar tudo isso de uma só vez, também pode ser prejudicial. Então, vamos começar com o básico, carga tributária.

Você deve ter se perguntado, básico? Como algo tão complexo pode ser básico, não é mesmo?

Porém, o “básico” aqui, é referente aquilo que, infelizmente, você precisa saber sobre os impostos, taxas e contribuições que são cobrados da sua empresa.

E ter um planejamento sobre esses impostos, pode evitar problemas fiscais e ajudar a empresa a projetar com mais acerto sua margem de lucro, além de auxiliar em outros diversos assuntos que veremos a seguir.

 

O que é planejamento tributário?           

Como o próprio nome já sugere, é um planejamento sobre os tributos e impostos que incidem sobre o faturamento da empresa. 

Em outras palavras, o planejamento tributário proporciona a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária, analisando  tributos federais, estaduais e municipais, de acordo com o porte, o volume de negócios, e a situação econômica da empresa, para que possa ser escolhida a melhor forma de recolher impostos com menos despesas.

Compreender os impostos, taxas e contribuições de uma empresa, é importante para todo empresário, então se você que saber mais, veja nosso glossário de Siglas Fiscais que todo empresário precisa conhecer!

 

Tipos de planejamento

O planejamento tributário tem duas etapas e, pode ser aplicado de forma estratégica e operacional.

 

 Estratégico

A forma estratégica é a estruturação do planejamento. Todo empresário quer encontrar a melhor forma de pagar menos impostos, mas primeiramente, precisa verificar se tudo está alinhado para dar início ao proceso operacional e, para isso, precisa verificar se:

O regime tributário está adequado e de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização;

Quais os tipos de incentivos fiscais poderão ser utilizados que se enquadrem ao perfil da empresa;

Profissionais que ficarão responsáveis pelo apoio ou controle desse planejamento, seja de uma empresa terceirizada ou interno.

É importante ressaltar que, o planejamento precisa ser feito em etapas que visão conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolvem o seu negócio.

 

Operacional

O planejamento tributário operacional fará o “básico”. Irá organizar os prazos de pagamentos e obrigações fiscais do dia a dia da empresa em um período de 3 a 6 meses. A equipe contábil analisa o que foi estabelecido na etapa anterior e documenta e registra todas as responsabilidades.

A metodologia utilizada para que isso ocorra, deve ser bem “amarrada”, pois uma falha pode impactar sobre a empresa e o planejamento. 

 

 

Dicas para colocá-lo em prática

 

Analise o Regime tributário mais adequado

Para saber qual é mais apropriado, é preciso avaliar o seu tipo de negócio e qual tributação será mais vantajosa. Entre eles vocês pode escolher o Simples Nacional; Lucro Presumido; Lucro Real.

 

Analise as informações financeiras

O segundo passo é verificar como está a sua gestão financeira. Além disso, verifique a suas projeções de faturamento. A partir disso, você tem informações precisas para tomar decisões eficientes, já que alguns impostos incidem sobre o lucro do negócio.

 

Faça simulações de cenários

É importante analisar diversos cenários que a empresa possa se encaixar, pois diversos pontos podem afetar diretamente no seu faturamento ou comportamentos.

Podemos utilizar como exemplo o regime tributário que você escolher, pode afetar no valor do produto, podendo assim mudar a visão do consumidor.

 

Escolha Sabiamente

Mesmo que você entenda sobre o planejamento tributário, ter profissionais especializados fará toda diferença, além de avaliar as melhores ações de planejamento de seus gastos, como também irá afastá-lo de possíveis contingências fiscais, pois sabemos o quanto as multas fiscais são elevadas e levam algumas empresas até a liquidação.

 

Vantagens

Reduzir os valores de recolhimento;          

Evitar a incidência do imposto;

Retardar uma obrigação tributária.

 

O planejamento é pautado em outras diversas premissas, mas nosso objetivo é esclarecer a importância do planejamento para o seu negócio e quanto pode afetar A SUA EMPRESA. 

Se você tem interesse em iniciar um planejamento tributário na sua empresa, mas não sabe como ou de que forma iniciar, entre em contato através do formulário abaixo que iremos te responder!

 

Veja outros artigos e matérias sobre: Planejamento, Fiscal e Financeiro.