Tributário

O planejamento tributário em tempos de crise

Post
planejamento tributário na crise

Processos que envolvem a carga tributária na rotina de uma empresa podem gerar dores de cabeça para os empreendedores, ainda mais em tempos de crise.

Apesar de haver o Simples Nacional, que é um regime tributário destinado a pequenas empresas, ainda assim, as dúvidas surgem na hora de cumprir com as obrigações tributárias, e o não pagamento pode acarretar multas e processos mais complexos.

Quer saber mais sobre o Planejamento Tributário em tempos de crise? Então, leia o post até o final e saiba tudo sobre o assunto.

 

Planejamento Tributário: o que é?

Antes de tudo, podemos definir que a Planejamento Tributário nada mais é do que uma gestão de pagamento de tributos de uma empresa. Além disso, o planejamento também auxilia nas diversas formas para reduzir as taxas de tributos que são incididas frequentemente na organização.

Assim como um empreendedor faz diariamente a gestão de estoque, do financeiro e do administrativo, os processos que envolvem os tributos também precisam ser geridos de forma eficiente.

 

Como aliviar a carga tributária na sua empresa nesses tempos de crise

Agora, vamos listar 3 caminhos a serem seguidos para que você consiga reduzir o número de tributos incididos sobre o seu negócio. Veja quais são, abaixo:

  1. Evitar a incidência de imposto

A ação de buscar métodos que possam impedir a incidência do fator que gera o tributo é importante. Um exemplo a citar é a regra de isenção de impostos para o seu município. Caso exista para a sua região, é importante verificar as suas exigências e aplicá-las ao seu negócio.

Outro exemplo a citar são ações como abrir mão do pró-labore, a fim de evitar o pagamento do Imposto de Renda e o INSS incidido sobre ele. Dessa forma, você poderá retirar os lucros, apenas.

  1. Diminuição do valor a ser recolhido

Depois de fazer uma análise minuciosa em relação às regras gerais de cada tipo de imposto, é possível planejar medidas para que os valores possam ser reduzidos.

Por exemplo: reduzir a contribuição do Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) pela diminuição do FAP (Fator Acidentário de Prevenção). Outro exemplo a citar é o aproveitamento de políticas de incentivo, que geralmente promovem a redução de alíquotas.

  1. Retardar o pagamento

Existem diversas opções que fazem com que os pagamentos de tributos possam ser postergados sem multas. Esse processo pode ser considerável, caso você esteja passando por dificuldades financeiras em tempos de crise, com um capital de giro no vermelho. Dessa forma, você poderá ter alguns dias a mais para fazer com que seu caixa “respire”.

Conforme vimos, é muito importante entendermos os processos que envolvem o Planejamento Tributário e as devidas ações que o empreendedor poderá fazer para que a carga tributária não seja pesarosa, sobretudo em tempos de crise.

Agora que você já entende o conceito e as devidas ações para aliviar a carga tributária do seu negócio, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e entre em contato conosco para tirar dúvidas sobre o assunto.