O mundo atravessa tempos difíceis, portanto, manter os funcionários engajados e produtivos é um grande desafio, afinal, estamos falando de uma pandemia global.
Lidar com a incerteza e, ao mesmo tempo, apoiar seus colaboradores é uma tarefa árdua. Por isso, separamos as principais dicas do RH para uma pós-pandemia.
1. Segurança em primeiro lugar
Mesmo com as medidas restritivas mais “frouxas”, a empresa deve garantir a segurança dos seus funcionários. Por isso, é fundamental adotar medidas protetivas, por exemplo, examinar os colaboradores antes de entrarem nas instalações.
Também é importante adotar medidas que limitem as equipes ao menor número de pessoas possível, evitando aglomerações. Além de, claro, regras rígidas de higiene para impedir a propagação do coronavírus.
2. Gestão de risco
Toda organização deve ter uma boa gestão de riscos, afinal, diversos cenários podem ocorrer durante uma crise e é necessário ter uma resposta para cada uma delas.
É por isso que muitas organizações recorrem à gestão integrada em busca de aconselhamento e auxílio para criar um plano sólido. Portanto, a contabilidade para empresas desempenha um papel fundamental para reduzir o impacto da crise. Dessa forma, isso estimulará a confiança dos seus funcionários e o apoio deles durante toda a pandemia.
3. Comunicação é a chave do sucesso
Uma pandemia pode durar meses e seus funcionários vão apresentar posicionamentos diferentes sobre a questão.
Por exemplo: alguns podem pensar que o vírus é uma farsa, enquanto outros vão aderir todas as medidas necessárias. Sendo assim, independente da crença, as organizações devem manter uma comunicação clara.
Portanto, os líderes devem assumir as rédeas e repassar seu compromisso com a segurança por meio de informações úteis baseadas em dados. Dessa forma, é possível educar os colaboradores para as ações adequadas.
E, por falar em comunicação, lembre-se que o primeiro passo para uma gestão eficaz de crises é a comunicação. Portanto, é fundamental informar os funcionários sobre o impacto real da crise na organização.
Contudo, é importante estabelecer uma comunicação sem criar pânico. Apenas esclareça as etapas que a empresa está adotando para reduzir os efeitos adversos da pandemia.
4. Reconhecimento
Muitos profissionais estão se manifestando em prol da causa, inclusive recebendo cortes de pagamento, mas mantendo o empenho e qualidade de serviço.
Portanto, os profissionais de RH podem demonstrar reconhecimento por meio dos canais de comunicação da organização. Em tempos tão difíceis, é fundamental agradecer e reconhecer as contribuições de cada colaborador.
5. Colete feedback
Toda crise envolve aprender e se adaptar ao cenário. Portanto, é crucial que a organização colete um feedback consistente dos funcionários, pois essa é uma ótima forma de engajar e aprender com eles.
Além disso, segundo uma pesquisa da Gartner, 43% dos funcionários disseram que há iniciativas que promovem o feedback dos trabalhadores em resposta à pandemia da covid-19.
Além disso, o feedback pode ser utilizado orientar em decisões de investimento. Sendo assim, é possível lidar e gerenciar melhor a segurança e a experiência dos colaboradores no local de trabalho.
Precisa ajuda para gerenciar a crise? Saiba que nós estamos aqui para te auxiliar, basta entrar em contato conosco!
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