Empreendedorismo

Vamos aprender a empreender?

Post

O empreendedorismo no Brasil, teve um crescimento ascendente nos últimos anos. Algumas pesquisas apontam que o crescimento foi devido à crise econômica e o desemprego, que forçaram as pessoas a procurarem outras saídas para gerarem uma renda extra. 

Muitos desses empreendedores utilizaram essa saída como algo “temporário”, mas o que era por um “pequeno tempo”,  se tornou a renda principal, abandonado a procura por um emprego com carteira assinada.

Porém, alguns empreendedores ainda enfrentam dificuldades quando o assunto é empreender em algo novo e nada seguro. Se arriscar no empreendedorismo é como se jogar de um avião com o medo do paraquedas não abrir.

Bom, para que o “medo do desconhecido” não assombre tanto, resolvemos separar algumas dicas do que os aventureiros devem fazer, continue lendo! ?

 

Por onde começar?

O primeiro passo para quem quer empreender é: acreditar no próprio potencial!

O pensamento positivo trará mais benefícios ao seu negócio do que o pensamento negativo. Então, comece acreditando que você consegue.

Não estamos falando que será fácil, mas que, se você realmente acreditar no seu potencial empreendedor, com certeza você chegará a onde quer.

Para começarmos, separamos alguns tópicos para quem pretende empreender!

 

Você conhece o mercado?

Conhecer o  mercado, é conhecer o ambiente onde você atuará. O tipo de produto/serviço que você irá oferecer e para quem. 

O mercado é basicamente equilibrado e analisado pela lei da oferta e da procura. Provavelmente, você deve ter escutado que tal produto está “caro” ou “barato”, isso sempre será mensurado através desta lei. Mas, não é uma regra. Quando se tem muita procura por algo, e o mercado supri isso, existe um equilíbrio entre a oferta e a procura, e este é o momento de elevar os benefícios do produto.

Mas, para isso, é importante que você conheça o seu público-alvo, concorrentes e fornecedores.

Dica: uma pesquisa pode ser muito útil nesse momento.

 

Como está o planejamento financeiro?

Planejar e cuidar das finanças empresariais, requer apenas um pouco de prática e dedicação. É preciso conhecer alguns conceitos e elementos básicos de finanças para o planejamento e gerenciamento de um negócio.

“Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviço), possuem gastos. Esses gastos se subdividem genericamente em custos, despesas variáveis e despesas fixas. Sua análise se faz necessária para a apuração correta da lucratividade e para o gerenciamento financeiro mais eficiente.” 

Fonte: Sebrae empreenda.

Para isso, é necessário compreender sobre as suas receitas, despesas e custos.  é importante que você tenha conhecimento do fluxo de caixa da sua empresa

 

Qual é o papel do empreendedor?

Segundo o Sebrae: Na definição de empreendedorismo, ter uma visão não é sonhar e, sim, visualizar de forma clara o que almeja para o futuro.

A partir dessa visão, o empreendedor age para torná-la realidade. Ele não atribui seu sucesso ou fracasso às causas externas como: crises econômicas, concorrentes, governos, incentivos financeiros etc.

Você sabe qual é o papel do empreendedor na busca de ações necessárias à prosperidade de um negócio?

Veja a seguir quais são esses papéis.

Visualizar uma situação futura.

Planejar e monitorar a realização dessa situação desejada.

Mobilizar recursos (próprios e de terceiros).

Ser um agente de agregação e inspiração.

Revitalizar os negócios – renovação.

Quebrar a rotina e transformar o mundo – inovação.

 

Ter uma atitude empreendedora fará toda diferença no mercado. Para que você possa se destacar dos seus concorrentes, o Sebrae separou um curso gratuito: Vamos aprender a empreender?

Lá, você aprender toda a base para iniciar sua vida de empreendedor. Com esse conhecimento, você irá mais longe!

 

E se você precisar de uma contabilidade que te apoie para esses momentos, lembre-se de nós!