5 dicas simples de como organizar suas finanças pessoais
Dificuldades financeiras podem refletir muito na nossa vida pessoal, financeira e até amorosa. O não controle dos seus gastos pode levar a frustrações emocionais. Muitos acreditam que o dinheiro é a solução para quase todos os problemas. No entanto, isso acaba sendo uma consequência e não a causa.
Por mais estranho que pareça, organizar suas finanças é mais simples do que imagina, pois existem apenas duas palavras: disciplina e planejamento. A partir de iniciativas implementadas no dia a dia, qualquer pessoa pode obter equilíbrio financeiro e se transformar. Separamos algumas dicas para você:
1 - Dia do Orçamento
Reserve um dia no mês para organizar sua vida financeira. Monte uma planilha com despesas fixas, dívidas, pagamentos e gastos eventuais. Inclua também todas as suas receitas, tais como salário, recebimento de aluguéis, ganhos eventuais, etc. Monte seu orçamento mensal, adequando os gastos às receitas. O ideal é que sempre haja sobra de 10% a 20%.
2 - Defina Prioridades
Caso o orçamento esteja em desequilíbrio (gastos maiores que as receitas), o caminho é reduzir imediatamente as despesas. Defina prioridades e elimine o que não é essencial. Esse período de ajuste requer disciplina. Lembre-se de que ele é necessário, mas transitório. Idas a restaurantes, passeios, viagens ou compras supérfluas podem esperar até que o equilíbrio financeiro seja retomado.
3 - Aprenda a Usar o Dinheiro
A maioria das pessoas se preocupa em aprender como ganhar dinheiro, mas não como usá-lo. Existe uma grande diferença entre as duas situações. Todos conhecem histórias de empresários que acumularam fortunas, mas terminaram falidos. Nada melhor que aprender com os erros dos outros. Leia, estude e busque informações sobre finanças. Há diversos livros, revistas, jornais e sites que traduzem o “economês” para a linguagem do dia a dia.
4 - Poupar Sempre
Não há organização das finanças pessoais sem poupança. É a reserva de capital que permite enfrentar situações emergenciais ou crises sazonais. Encare como um compromisso a tarefa de guardar de 10% a 20% de sua receita mensal.
5 - Estabeleça Objetivos Financeiros
Determine um valor, um prazo e um objetivo financeiro a ser atingido. Organize-se de forma a criar as condições para que a meta seja cumprida. Exemplo: comprar um carro no valor de R$ 30 mil dentro de dois anos. Analise seu orçamento e veja como reorganizá-lo de forma a adquirir o automóvel no prazo estabelecido.
Nenhuma das dicas anteriores funcionará se a pessoa não tiver disciplina para organizar suas finanças. Seguir o planejamento traçado é fundamental. As tentações do consumo surgem a todo instante e é preciso se manter permanentemente focado no objetivo financeiro.
Texto original de: Administradores.com