FinanceiroNegócios

Dicas para sua empresa economizar dinheiro

Posted
dicas para economizar dinheiro na empresa

A instabilidade financeira do país atingiu a todas empresas. Umas com um impacto maior e outras com um impacto menor. Mas é fato, empresas que se preparam financeiramente, acabam conseguindo driblar crises e amenizar os impactos internos.

Poupar dinheiro é a melhor maneira de construir um futuro forte para sua empresa. Independente do setor, o que vale nesse momento são os seus resultados.  Para isso, vale algumas dicas simples:

 

1 – Mantenha o controle dos gastos

Mesmo que a quantia seja pequena, de centavos, você deve registrar essa saída. E se você tem o “caixinha” ou “gavetinha” com dinheiro para despesas eventuais, o melhor a fazer é contabilizar com a mesma precisão que de uma conta corrente.

 

2 – Aproveite os descontos

Alguns varejistas não anunciam o desconto imediato ou até mesmo não podem anunciar descontos, mas não custa você perguntar. Boa parte da descontos em itens maiores ou uma boa quantidade de material. Mas, todo desconto, mesmo que centavos, fazem diferença. Então, antes de comprar, não custa perguntar.

 

3 – Otimize o tempo gasto em reuniões

Sabemos que algumas reuniões demandam mais tempo do que realmente gostaríamos. Mas, algumas delas são desnecessárias, sendo somente para “socializar”. Nesse caso, o melhor a se fazer é dividir reuniões em temas ou assuntos, tentar programar um “time” para cada um, e focar nas soluções. Se a reunião tem como intuito a “socialização e integração”, analise períodos menos sobrecarregados. Pois, tempo é dinheiro!

 

4 – Faça sua própria propaganda

Sabemos que a “propaganda é a alma do negócio”. Mas, nem sempre é possível pagar uma acessória ou agência de propaganda para divulgar nossa marca. O melhor é se auto divulgar. Procure dar palestras sobre assuntos que você domine. Escreva artigos voltados a um público ideal. Isso vai demandar tempo, mas custo zero. Irá ajudar a divulgar você e sua marca.

 

5 – Economize terceirizando

Ter funcionários especializados e dedicados somente a um setor é ótimo, mas pode custar muito caro para sua empresa. O importante é analisar a necessidade de ter e os custos. Na terceirização você otimiza espaço, demandas e encargos trabalhistas.

 

Mas, sempre analise com seu financeiro sobre estratégias de economia, pois existem as famosas “economias burras”, que podem acabar prejudicando o modo de como você economiza.