Departamento PessoalRecursos Humanos

Os FeedBacks que você precisa saber!

Post
Os FeedBacks que você precisa saber!

Feedbacks são essenciais para manter a qualidade do trabalho da sua equipe. Eles servem para corrigir falhas e promover as qualidades desejadas pela empresa, mostrando oportunidades de melhoria. Confira a seguir algumas dicas sobre como aplicá-lo corretamente nos seus funcionários.

 

Qual sua importância?

Muitas organizações erram ao não oferecer feedbacks constantes. Eles não são importantes apenas para a produtividade da empresa, mas também para o empregado, pois é a única forma que ele tem de saber se está oferecendo um bom serviço é por meio dessas conversas.

Ele não se trata apenas de uma conversa preparado para apontar defeitos do colaborador. Existem regras que precisam ser seguidas.

 

Dicas para aplicação de feedback

 Primeira e principal regra:

Seja educado e respeitoso! O mal desempenho do colaborador não implica licença para ser rude; Todo bom gestor sabe que é possível expor falhas com gentileza;

Lembre-se: existem dois lados de uma mesma moeda

Jamais aponte apenas os defeitos do empregado, pois se ele passou por um processo seletivo significa que possui habilidades compatíveis com a organização;  Sempre inicie o feedback salientando as qualidades e conquistas dele, depois exponha as oportunidades de melhoria;

Sem comparações

 Não o compare com outros colegas de trabalho. Cada um tem uma história e ritmo de trabalho.  Não coloque questões pessoais na conversa. Um bom líder sabe diferenciar questões pessoais das profissionais;

Busque por um local privado

Não permita que outros funcionários assistam ou participem do momento. Feedbacks são individuais, escolha um local privado para conversar com este colaborador;

Ouvir é importante, mas compreender é mais ainda!

Saiba ouvir. Essa é a oportunidade de ele explicar a razão do não alcance de metas. Busque empatia durante a conversa e afaste qualquer julgamento precipitado sob sua percepção. Ouça com atenção esse funcionário e proponha soluções/alternativas;

Busque alternativas

Pode ser que o colaborador se encontre em uma função ou cargo incompatível com seu perfil. O ajude a identificar tal cenário e veja o que pode ser feito para sanar a questão;

Prepare-se estrategicamente e emocionalmente

 Esteja preparado para a reação do funcionário. Cada funcionário tem um tipo de atitude, alguns podem se sentir tristes, injustiçados ou ineficientes. Outros podem enxergar a situação como um desafio. Estude o perfil de cada profissional e personalize a forma de aplicação do feedback.

Escolha o momento correto para o diálogo. Tanto você quando o funcionário, precisam estar bem. Analise o seu temperamento e do funcionário antes de aplicar o Feedback. O efeito do feedback pode variar por causa desse fator.

Elabora um plano de ação

Crie um plano de ação, trace metas. Desafios equilibrados incentivam a busca por resultados.

 

Não aplique Feedbacks só quando houver erro.

Não deixe para conversar com seu colaborador apenas quando ocorre um erro. Que tal fazer um feedback apenas para o parabenizá-lo pelo desempenho, ou para o informar sobre os resultados alcançados?

Seja objetivo e transparente

Seja específico e objetivo no momento. Exponha a necessidade da reunião, as atitudes esperadas e as necessidades atuais da empresa.

Proponha soluções para melhoria. Não se trata apenas de apontar às metas, mas mostrar como as atingir.

Certifique-se de que funcionário compreendeu corretamente todos os tópicos discutidos. Se for o caso, faça perguntas sobre a explicação para ver se todos compreenderam.

Seja acessível

Pergunte se existe algo que você possa fazer para auxiliar este funcionário e sempre se coloque a disposição. Deixe claro que ele poderá contar com você quando precisar. É importante ressaltar que, seu funcionário enxerga em você uma pessoa que ele pode contar independentemente da situação e, caso você não seja de fato compreensível, o que você tenha dito anteriormente, perderá credibilidade.  

 

Essas são algumas dicas para a aplicação de um bom feedback. Como gestor, você precisará buscar novas formas de aperfeiçoar suas táticas constantemente.

Temos sempre conteúdos atualizados sobre o assunto. Fique atento às nossas novas publicações!