Reforma Tributária: o que é?
Em nosso post de hoje, vamos compartilhar informações sobre a Reforma Tributária e como ela impactará as empresas do Brasil.
A primeira fase da reforma foi aprovada no início de julho de 2023 pela Câmara dos Deputados e trata da reformulação da tributação sobre consumo.
O que é a Reforma Tributária?
É uma proposta do Governo Federal que visa simplificar o sistema tributário brasileiro ao substituir os tributos PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto Sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).
Na prática, o objetivo é modernizar e tornar mais equilibrada e menos desigual a forma como os impostos são cobrados, impulsionando a economia do país.
Quais os pontos principais?
> Simplificação do sistema
Com a Reforma, haverá maior simplicidade na gestão tributária e redução da burocracia, além de diminuir custos, atrair investimentos e estimular a economia.
> Distribuição equilibrada da carga tributária
A revisão de alíquotas e a eliminação de impostos que dificultam o desenvolvimento dos negócios, aliadas à diminuição da carga tributária sobre as empresas, vão possibilitar maior competitividade, estimulando os investimentos.
> Fim da guerra fiscal
A reforma visa estabelecer regras mais claras para acabar com a competição entre os estados, ao oferecer benefícios fiscais para atrair empresas. Isso trará mais segurança jurídica e igualdade de condições para todos os empreendimentos.
A Reforma Tributária segue em discussão no Congresso Federal e poderá passar por alterações no decorrer do processo. Mas não se preocupe: a ARO Contabilidade estará preparada para te orientar sobre qualquer mudança e os impactos para sua empresa.