Por que contratar uma contabilidade para abrir empresa?
Abrir um novo negócio pode parecer fácil, mas a burocracia, exigências e obrigações, podem gerar uma dor de cabeça para o novo empreendedor.
Um especialista pode ser crucial nesse momento. Abaixo explicamos os processos e o papel do contador para o seu novo negócio.
Abrir uma nova empresa
Ao abrir uma nova empresa é necessário diversos documentos e conhecimento legal, até mesmo para que você possa ser enquadrado na categoria e tributação correta. Para isso, a contabilidade faz essa parte para você, auxiliando na escolha do seu CNAE e o Enquadramento Tributário.
O contador, auxiliará na burocratização para a abertura do seu negócio, inclusive todos os passos que terá de dar após a emissão do CNPJ, tais como:
Registros na prefeitura;
Cadastramento n a Junta Comercial (exceto quando é cartório);
Inscrições, municipais e estaduais;
Para que sua empresa não fique parada em cada processo por não ter o devido registro no órgão competente.
Função do contador
Neste contexto, o contador é o suporte para orientá-lo qual o melhor caminho a ser traçado.
Além de ter as noções legais de abertura de empresa, o contador também terá a visão tributária para sua empresa.
Exemplo: qual tributação seria a melhor a seguir; quais benefícios teria em determinadas situações; sua atividade é permitida em uma tributação menor entre outros.
Dessa forma, o contador poderá orientá-lo a não iniciar a empresa no vermelho, evitando preocupações iniciais, preparando o cenário para o momento de abrir a empresa.
Imaginou realizar a abertura de uma empresa em uma tributação alta e não poder alterar até o fim do exercício?
Essa é uma das situações que muitos empresários correm o risco de sofrer por não ser bem orientado.
Regularidade empresarial
A contabilidade buscar agir sempre com antecedência aos seus clientes, buscando manter em dia toda parte contábil e fiscal da empresa. Evitando que a empresa pague multas ou despesas desnecessárias.
No momento da abertura, o contador se certificará da atividade que pretende exercer, e mostrando os reflexos das projeções que lhe foram apresentadas, para assim, poderem traçar rotas e planejar a melhor forma de continuidade do seu negócio.
Por ser uma função exclusiva de um contador, o profissional responsável pela sua empresa terá que ser registrado junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Vantagens do contador
Além dos pontos acima, a contabilidade é responsável por outras diversas áreas, como registro, emissão, entrega dos livros contábeis e outros exigidos pela legislação brasileira.
Mas, a terceirização contábil não se limita apenas a isso.
A Contabilidade não é necessária apenas na hora de abrir uma empresa, como podemos ver, ela permite com que a empresa mantenha suas atividades e possa se adaptar conforme as suas modificações.
A contabilidade pode ser o melhor aliado do empreendedor, podendo auxiliar na saúde financeira da empresa. Você tem esse profissional disponível e parceiro da sua empresa?
Quer saber mais como um profissional contábil pode ser útil?
Veja mais em nosso blog e fique por dentro de tudo.