Contabilidade Gerencial. Conheça os principais benefícios

As Vantagens da Contabilidade Gerencial Dentro de uma Empresa

Há muito tempo, a contabilidade deixou de ser apenas uma obrigação para empresas e passou a ser um aliado importante na gestão de negócios, seja no gerenciamento contábil ou na análise de riscos.

No entanto, poucos empresários conhecem os principais benefícios que a área contábil pode oferecer. Neste post, vamos explorar a Contabilidade Gerencial e os benefícios que ela pode trazer para uma empresa.

Contabilidade Gerencial - O Que É?

A contabilidade gerencial é voltada para a demonstração da vida interna e operacional de uma empresa, utilizando um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis. Ela alimenta planilhas, relatórios e outras ferramentas que fornecem dados essenciais para comparações, elaboração de orçamentos, delimitação do ponto de equilíbrio, definição do mix de produtos, correto estabelecimento dos preços dos produtos ou serviços e até mesmo na definição de metas e objetivos da empresa.

Segundo o gestor contábil Allan Ferreira, “na terceirização contábil, o serviço de contabilidade gerencial pode ser agregado aos serviços solicitados, permitindo contar com um especialista para a elaboração dos demonstrativos e orientações. Apesar do gerenciamento ser montado com base nos dados fornecidos pela empresa, a visão técnica pode suprir possíveis falhas de classificação nos relatórios, evitando comprometer a análise e as projeções que a empresa pretende realizar.”

Com esse gerenciamento, é possível analisar dados de mercado, tanto da concorrência quanto previsões de tendências, e projetar o futuro das atividades do negócio como um todo. Além disso, a contabilidade gerencial pode ser aplicada para adaptar ferramentas de gestão conforme o cenário atual da empresa, com diversas estratégias para expansão ou novos mercados.

Benefícios em Meio à Crise

Na parte de gestão, a contabilidade gerencial busca formas de ajudar uma empresa a enfrentar a crise, apresentando alternativas para reduzir custos de produção, otimizar operações e melhorar departamentos, o que pode ser decisivo para manter a competitividade.

Não devemos confundir a contabilidade gerencial com a controladoria, embora ambos tenham definições parecidas, suas amplitudes são diferentes. A controladoria abrange muitas das funções descritas acima, mas vai além disso. Explicaremos em posts futuros sobre a controladoria e suas funções em uma empresa.

Um empreendedor que busca o crescimento e a otimização de seu negócio pode contar com a contabilidade como um braço importante na tomada de decisões, pois terá acesso a relatórios detalhados de suas operações, que suportarão projeções e análises de suas atividades. Isso permite avaliar a compensação de determinado produto ou serviço dentro da empresa, sua lucratividade ou prejuízo, evidenciando produtos de alto custo e pouco rentáveis.

Mas, como está a sua contabilidade?

Veja esta matéria que pode auxiliá-lo em uma análise mais criteriosa.

Você ficou com dúvidas? Deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo.