ContabilidadeTerceirização

Vantagens da terceirização contábil

Posted
terceirização contábil
Para algumas empresas ter um departamento voltado somente para uma área, pode demandar mais recursos que terceirizar o setor. evite esse gastos desnecessários.

A terceirização de algumas áreas dentro de grandes corporações tem se tornado cada vez mais comum, e isso não poderia ser diferente para as pequenas e médias empresas no Brasil.

Todo empresário necessita ter uma “visão macro” do seu negócio para que todas as áreas da empresa estejam em sintonia com as estratégias e objetivos traçados no plano de negócios. Ter departamentos com funcionários especializados de cada área pode demandar, espaço, tempo e dinheiro, recursos que podem não ser vantajosos de início para algumas empresas.

Essa necessidade é ainda mais relevante quando pensamos na questão contábil das empresas. Por ser uma área de grande complexidade e por representar grande risco, é fundamental que se tenha equipes de profissionais especializados trabalhando, evitando que pequenos deslizes se tornem grandes despesas tributárias.

Uma área especifica dessas para uma empresa que presta serviço de transportes, ou um varejo, será necessário profissionais que tenham conhecimento e experiencia de parte fiscal, tributária, contábil e departamento pessoal. Podendo demandar um alto custo, não sendo viável e nem vantajoso.

 

A terceirização

A terceirização contábil veio para facilitar e otimizar essa demanda para as empresas, reduzindo boa partes dos gastos com encargos trabalhistas e previdenciários – salários, férias, gratificações, FGTS, INSS, entre outros – enquanto no contrato terceirizado, existe apenas o pagamento do serviço prestado.

Terceirizar sua contabilidade terá mais custo-benefício do que ter esse departamento dentro da sua empresa, pois existem complexidades fiscais, trabalhistas e normas tributárias brasileiras que sofrem alterações constantemente, podendo passar despercebido, acarretando em prejuízos que poderiam ser evitados com uma assessoria, pois é mais fácil para a assessoria manter-se atualizada, investindo permanentemente em tecnologia, cursos de legislação e especializações.

Entretanto, na hora de escolher uma assessoria contábil para sua empresa, é importante avaliar a sua demanda e o quais necessidades a sua empresa tem, por exemplo, existem empresas de contabilidade online que oferecem o básico para quem está começando, sendo necessário ficar atento as obrigações assessorias, guias e outras obrigatoriedades para não perder o prazo.

Para empresas que tenham demanda maior e particularidades especificas, o melhor é encontrar uma assessoria que atende em uma “multiplataforma”, sendo parte digital para facilitar a comunicação, envios e recebimento de documentos e, a parte presencial, em caso de alinhamento, suporte técnico, dúvidas, questionamentos e reuniões periódicas.

Além desse tipo de terceirização, existe a modalidade do outsourcing, sendo um atendimento personalizado, alocando um funcionário da contabilidade dentro da própria empresa, onde a pessoa irá viver a cultura e trabalhar conforme as necessidades da empresa.