Financeiro

Você sabe qual é a margem de lucro da sua empresa?

Post
margem de lucro

Independentemente de qual seja o seguimento da sua empresa, se ela tem fins lucrativos, haverá a margem de lucro.

Mas, o que é margem de lucro?

A margem de lucro e o valor adicionado proporcionalmente sobre um produto ou serviço no seu custo final. Esse valor denominado como ‘preço de venda’, é baseado em diversos aspectos como custo de produção, porcentagem de impostos e tributos entre outros. Não podemos sair “inventando” preços só para suprir o capital investido.

Um aspecto importante é saber analisar o nicho que o seu negócio está inserido e verificar as práticas que ocorrem nesse mercado. Salvo exceção de casos pioneiros ou inovadores, onde não há referências mercadológicas para elaborar a precificação.

Como calcular sua margem

Como pudemos ver, são diversos aspectos que integram o preço de venda, mas para calcular qual será seu lucro real sobre isso, você precisa separar:

Custo

Tudo que foi investido para a compra, confecção, armazenagem, mão de obra, tempo em um produto ou serviço. Lembrando que, no custo você terá que incluir tudo que for gasto para você.

Preços de Venda

O preço de venda pode variar conforme o produto ou serviço e como é feito aquisição. Entretanto, independente do seguimento, ambos têm gastos com despesas fixas como água, luz, internet, telefone entre outros. Nesse caso, você precisa se basear no que já foi gasto, tanto com custo de compras ou produção. Uma pesquisa de mercado sobre o valor que o consumidor está disposto a pagar, também faz parte da compilação do valor de venda.

Margem de lucro

Após somar tudo que foi gasto (tanto de serviço/produto e contas fixas), é hora de definir sua margem de lucro. Lembrando que, a margem pode ser calculada variavelmente, ou seja, no caso de diversos produtos, você poderá calcular uma margem de lucro específica para cada um deles. Uma dica, defina uma margem de lucro mínima para poder ter base de cálculo.

Exemplo:

O cálculo da margem de lucro é feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. Para ajudar, vamos dar um exemplo de uma empresa que faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 13 mil no mesmo período.

Receita total: R$ 20.000

Custos: R$ 13.000

Lucro: R$ 20.000 – R$ 13.000 = R$ 7.000

Margem de lucro: R$ 7.000/R$ 20.000 = 0.35 x 100 = 35%

Fonte: Conta Azul

Dica: Existem alguns sites que disponibilizam cálculos e até mesmo planilhas para que você possa acompanhar o fluxo de vendas.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Aro Contabilidade.

4 comentários sobre “Você sabe qual é a margem de lucro da sua empresa?

Os comentários estão fechados.