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Saiba porque é importante registrar sua marca

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Desde de que nascemos somos cercados por informações visuais. Algumas acabam ficando registradas em nossas lembranças, seja pelo formato, cheiro, cor, design entre outros diversos emissores que estão presentes em uma marca.

O Objetivo de uma marca não é somente identificar uma empresa, mas sim destacá-la entre milhares que possam existir no seu ramo de atuação.

Além disso, a função não é somente representar um nome, mas é a maneira pela qual cada um dos seus clientes reconhecerá os produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece. Além de agregar valor ao seu consumidor, podendo se tornar um referencial no seu seguimento.

Temos como exemplo grandes marcas, como a Gillette, um aparelho com laminas de barbear, sendo uma marca que faz referência a um produto.

 

Mas, por que registrar sua marca?

Quando abrimos uma empresa ou um novo negócio, logo pensamos nas burocracias que levam abertura de uma empresa. Pesquisamos tudo o que é necessário. Verificamos os procedimentos legais e damos início a abertura, normalmente com uma contabilidade, que torna o processo mais rápido.

Mas, nem todos os processos são por conta da contabilidade, como o processo de registro ou consulta de marca.

Imagine que ao abrir sua empresa, você pense em expandir a nível nacional, ou melhor, já tenha iniciado essa expansão. Logo sua marca será reconhecida e com isso, seus clientes lembraram do seu produto ou serviço. Mas, não podemos descartar a concorrência oportunista, que ao ver o seu crescimento, pode acabar se beneficiando, fazendo uma imitação do seu logo, domínio (endereço de site), desviando atenção dos seus clientes ou até mesmo, trazendo uma má reputação ao seu negócio.

Com o registro você tem garantias contra seu uso indevido, resguardando-se contra a concorrência desleal e atos de má-fé praticados por terceiros. � um respaldo legal que constrói valor para sua marca, fornece mais segurança à sua atuação no mercado, além de viabilizar transações comerciais nas quais a sua marca é o maior objeto de negociação.

Sim! Sua marca pode valer mais do que o patrimônio da empresa ou agregar valor. Tendo um valor monetário individual.

 

Riscos de não registrar a marca

Como vimos acima, não registrar a marca pode trazer alguns transtornos ao empresário. Mais do que isso, o empresário pode acabar perdendo propriedade sobre a própria marca e seu uso. Isso acontece se alguém registrar antes, independentemente do tempo que você tenha a empresa.

Dependendo de alguns casos, poderá haver indeferimento e processos que justifiquem que a marca pertence a tal empresa. Mas, como todo processo burocrático, isso poderá levar um tempo e alguns transtornos para o seu negócio.

 

Como proceder com o registro de marcas?
Abertura de empresa:

Ao momento de abrir um novo negócio ou empresa, o primeiro passo é pensar no nome. Mesmo que o nome fantasia não seja um item obrigatório para abertura do CNPJ, é sempre bom ter um nome simples e de fácil memorização.

Existem diversas empresas que podem fazer a pesquisa do nome da sua empresa no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e verificar se o nome que você pretende usar já está sendo usado para o mesmo ramo de atividade e se há algum impedimento sobre a utilização.

Consultar o nome antes da abertura do CNPJ, é primordial. Principalmente se você pretende registrá-la no futuro. Em caso de nomes idênticos ou similares no mesmo ramo de atuação, o indicado é escolher um nome diferente e não existente no INPI.

 

Empresas Existentes

Se a sua empresa já tem CNPJ, você faz uso do nome fantasia, logomarca e ainda não tem registro no INPI ou não tem conhecimento desse registro, o melhor é consultar uma empresa especializada em Marcas e Patentes para averiguar o registro da sua marca. Assim, você não corre o risco de perder a marca ou até mesmo, passar por situações citadas acima.

 

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