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Hábitos que podem atrapalhar o seu crescimento profissional

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cuidado com maus habitos

O local de trabalho é onde passamos boa parte do nosso dia, não é mesmo?

Por esse motivo, tendemos a torná-lo um ambiente mais natural possível. Seja modificando o ambiente ao seu redor (plantas, fotos, porta caneta, canecas e etc.) para ficar mais “aconchegante” ou estreitando laços com os colegas de trabalho.

No convívio diário é comum ter afinidade com pessoas as quais passamos boa parte dos nossos dias.

Mas, mesmo tornando tudo isso mais “adaptável” ao seu jeito de ser e, mesmo que a empresa tenha um perfil mais informal, é importante ter em mente que o local de trabalho é um ambiente profissional.

E nesse ambiente aconchegante que tornamos tão pessoal, pode ocorrer falhas e algumas “gafes” que podem não ser tão vantajosas para nossa imagem. Separamos algumas delas, confira!

 

Atitudes importunas

Alguns comportamentos tendem a ser desnecessários em qualquer ambiente, mas no ambiente profissional, todo cuidado é pouco. Alguns comportamentos como fofoca, paquera ou reclamação, acabam se tornando inconvenientes no meio profissional.

A fofoca — ou como alguns chamam, o “rádio peão” — pode acabar causando certos desconfortos sobre as pessoas que o cercam. Como diz o ditado, “quem conta um conto aumenta um ponto”. E o “conto” pode acabar gerando intrigas, inimizades e difamações. Nesse caso, é melhor evitar!

A paquera pode ser um motivo de descontração — mas pode ser entendido ou interpretado como assédio moral ou sexual. Por mais que o envolvimento entre funcionários seja permitido, os relacionamentos devem ser deixados do lado de fora das dependências da empresa.

As reclamações são um dos motivos de frustrações no ambiente de trabalho, pois, acaba sendo “contagiosa”. Além de deixar o clima pesado, acaba constrangendo os demais funcionários. A dica nesse caso é, se há um motivo para reclamar, há uma solução para resolver. Então, antes de reclamar, que tal procurar uma solução para o problema?!

 

Não colaborar com a equipe.

Cada vez mais as empresas têm modificado o ambiente corporativo, tornando necessário o trabalho em equipe e a colaboração de todos em prol aos objetivos da corporação.

Mas, em alguns casos existem funcionários que não são tão participativos, tornando o trabalho em equipe dificultoso com atitudes como:

Ser pouco amigável;

Monopolizar as tarefas;

Ignorar as opiniões dos colegas;

Criticar os outros membros da equipe; e

Evitar a formação de laços.

Evitar essas atitudes farão com que você tenha um caminho mais próspero, com bons resultados profissionais e interpessoais.

 

Usar roupas inadequadas

Toda empresa tem regras de vestimentas, seja um escritório de advocacia (trajes sociais) ou uma start-up (com trajes mais flexíveis). Independente de qual seja o ramo da empresa, existem regras básicas a serem seguidas. Na dúvida, sempre pergunte ao RH qual a política de vestimentas da empresa. Evitando constrangimentos ou até mesmo advertências desnecessárias.

Lembre-se: mesmo escritórios com ambiente informal, possuem regras. Nada de ir trabalhar como se estivesse indo para uma balada, combinado? Na dúvida, inspire-se no seu (ou na sua) chefe.

 

Falar mal do cliente ou esquecer o nome

Sabemos que o cliente é parte fundamental de qualquer corporação. Eles fazem a empresa ter movimentação e, algumas coisas só poderiam ser possíveis graças aos clientes.

É comum encontrarmos clientes mais exigentes, que reclamam e são difíceis de lidar em algumas situações, mas independente de qual seja a situação, evite falar mal dele. Essa atitude imprimirá falta de profissionalismo aos seus colegas de trabalho e, especialmente, aos superiores.

Fica a Dica: caso sinta à necessidade de expor, escreva (pode ser no papel ou computador) tudo o que você pensa sobre ele, respire, leia e apague.

Dale Carnegie, fala que “e o homem médio é mais interessado no seu próprio nome do que em todos os outros nomes da terra juntos”. Esquecer ou errar nome do cliente pode soar até como um “descaso” a ele. (Livro: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas).

 

Moderar as opiniões

Em um ambiente de trabalho onde se tem integração de vários departamentos, pode ocorrer a “colaboração ou opinião” desnecessária sobre um assunto ou ação ao qual você não está integrado. Infelizmente, pessoas que a qualquer hora, querem expressar sua opinião, podem ser taxadas de intrometidas. Colaborar é importante, mas cuidado para não se prejudicar!

Mas, existe o caso de imparcialidade total, mesmo quando o funcionário faz parte da equipe e está integrado ao assunto, não expressa sua opinião. Isso pode ocorrer em casos de pessoas introvertidas ou por medo da rejeição.

Adotar essa postura pode ser arriscado, pois, como dito anteriormente, a colaboração integrada com a equipe é importante. Mesmo que as suas sugestões e ideias não sejam adotadas, certamente elas contribuirão para que a equipe siga pelo melhor caminho possível.

 

Essas dicas têm como objetivo tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso entre os funcionários, auxiliando em um clima organizacional mais produtivo e participativo.