ContabilidadeEmpreendedorismoFinanceiro

Capital de Giro. Erros e acertos

Post

Um bom empreendedor sabe que a saúde financeira da empresa é muito importante. Principalmente para manter o negócio funcionando. Além de pagar as contas da empresa (gastos), é necessário ter um valor para investimentos, podendo manter um lugar no mercado de atuação. É nesse momento que as empresas devem se atentar ao capital de giro.

Quando a empresa não consegue ter um capital de giro, acaba buscando alternativas não muito saudáveis para a empresa, como financiamentos e empréstimos.

Mas, para evitar essa situação, listamos algumas dicas do que se deve ou não fazer.

Mas, o que é capital de giro?

O capital de giro é o recurso (dinheiro) do qual se utiliza para pagar as contas da empresa, como fornecedores, manter estoques, impostos, salários entre outros. O capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia a dia da empresa.

O controle do capital de giro é de extrema importância, pois ajudará a garantir uma reserva suficiente para suprir os períodos de baixas vendas e reduzir a necessidade de empréstimos.

Os Erros mais comuns por quem não gerencia corretamente o capital de giro são:

1º Erro: não planejar o orçamento.

Poucos sabem, mas não ter um controle efetivo dos registros de entrada e saída do dinheiro da empresa, pode atrapalhar no momento de um planejamento financeiro. Fazendo somente suposições, que podem acabar em um planejamento incerto e pouco assertivo.

2º Erro: não ter o controle ou conhecimento do fluxo de caixa

Por considerar irrelevante, alguns gestores deixam de registrar as operações financeiras com valores mais baixos. O problema é que no fim do mês ou do ano, a soma dessas operações pode representar um montante considerável. Isso pode fazer com que as contas não batam na hora de efetuar a conciliação bancária.

Cada centavo tem o seu valor. Então, independente da receita que entra ou saia, sempre deverá ser computado.

3º Erro: Não analisar ou acompanhar os relatórios

Algumas empresas acabam por concentrar seu foco em vendas, ganhos, que não prestam atenção em possíveis perdas que estejam tendo ao deixar de analisar os relatórios.

Poucas empresas analisam os demonstrativos de resultados financeiros e o balanço patrimonial como deveriam. Isso pode acabar em resultados desagradáveis ou não previstos pelo empreendedor.

Mas, para evitar esses erros e ter boas práticas da gestão financeira do negócio, seguem 3 dicas valiosas que são:

1ª Dica: Controle as reservas

Ter um fundo de reservas é de extrema importância para manter a empresa funcionando. Se a empresa ainda está no começo e não atingiu um patamar suficiente para gerar lucros, praticar a economia consciente fará uma enorme diferença, mantendo sempre o capital de giro disponível.

Entretanto, se a empresa já estiver gerando lucros, buscar investimentos seguros ou rentáveis, pode ser um auxilio para ter sempre uma reserva. Alguns indicam aplicações em Tesouro Direto e fundos de investimento de renda fixa, mas isso dependerá muito do porte da sua empresa e do capital de giro, pois as mesmas utilizam prazos para resgate.

2ª Dica: Negocie com seus fornecedores

Para os empreendedores que iniciaram um negócio, o melhor é procurar o custo beneficio para empresa. Pesquisar os fornecedores e as vantagens que eles apresentam, pode ser uma ótima saída.

Para as empresas que já se fidelizaram com alguns fornecedores, busquem negociar pagamentos à vista ou adiantados com descontos, abatimento nos juros quando se há dividas.

3ª Dica: Crie o hábito de criar, analisar e acompanhar

Bons hábitos podem trazer grandes benefícios, principalmente quando a saude da sua empresa é o foco. Então, crie o habito de sempre registrar rigorosamente as entradas de receitas e monitore cada gasto da empresa.

Elabore relatórios e sempre analise mensalmente o desempenho financeiro do negócio, fazendo comparativos trimestrais ao final de um semestre ou um ano. Isso irá ajudar a descobrir desperdícios, gastos, oportunidades de economia e até sazonalidade de percas e ganhos.

Ter o controle total do seu capital de giro, não trará “surpresas” indesejáveis a saude financeira do seu negócio.

Quer ter mais controle sobre os gastos, então veja algumas Dicas valiosas para organizar o seu fluxo de caixa