O mercado de trabalho tem sido cada dia mais escasso de empregos e com mais pessoas desempregadas. Arrumar um emprego não está fácil. E para quem já está empregado, mantê-lo pode ser uma tarefa difícil, principalmente se o ambiente e a função são ligados a interação humana e comunicação. Lidar com pessoas realmente não é uma tarefa fácil, pois cada ser humano tem uma complexidade incrível, principalmente na comunicação.
Tudo isso pode piorar se você não souber a maneira mais apropriada de se comunicar no ambiente de trabalho. A “Comunicação é Tudo”, independente do ambiente, momento ou ocasião, ter uma boa comunicação fará diferença para lidar com todas situações possíveis, inclusive as mais estressantes, sem perder a sua capacidade de argumentação e de manter uma conversa.
Independentemente do cargo que você ocupa ou pretende ocupar, sua habilidade comunicativa precisa ser ainda mais apurada e será mais exigida.
Uma pesquisa da Project Management Institute Brasil (PMI) comprovou a importância da comunicação no ambiente de trabalho ao apurar que 76% das 300 grandes empresas que atuam no país têm as falhas de comunicação como a principal razão para o fracasso de seus projetos.
Para evitarmos conflitos e termos sucesso nos projetos, separamos algumas frases que podem ser evitadas nos círculos profissionais, o porquê não falar e dicas para formular a frase.
“Essa é uma má ideia” ou “Sua ideia é péssima”
Falar isso para uma pessoa ou um grupo de pessoas, pode soar desrespeitoso e, de certo modo é. Respeite a opinião dos outros, até porque não existe ideias ruins ou boas, mas que não se adequam a sua forma de pensar.
Dica: escute, análise e caso não goste da ideia sugerida, fale uma sugestão ou diga: podemos analisar.
“Você deveria ter feito assim” ou “Você deveria ter feito desse jeito”
Como deveria ter feito ou como fez, só irá acusar alguém do erro e não trará nenhuma solução. A melhor opção não é apontar o culpado, mas sim apontar a solução do problema. Pois todos estão trabalhando juntos para um único objetivo.
Dica: caso algo tenha dado errado, o melhor a se falar é “vamos verificar o que deu errado e procurar a melhor solução”.
“Não fui contratado para isso” ou ”Não sou pago para fazer isso”
Frase comum, mas de um pensamento individualista. Isso é comum em equipes que tenham pessoas de cargos distintos. Ninguém quer “fazer o trabalho do outro”, mas pense em um antigo ditado popular, “uma mão lava outra”. Quando a equipe se ajuda, todos saem ganhando.
Dica: pensar assim não levará a lugar algum. Que tal mudar a chave do pensamento para “se eu ajudar, aprendo coisa novas” ou “gentileza gera gentileza”.
“Isso não é justo” ou “não acho isso certo”
Ao pensarmos em todos os motivos pelos quais a frase pode ser usada, é claro que conseguimos identificar momentos em que ela se encaixa de forma apropriada. Contudo, analise suas motivações, porque dizer que “não é justo” que um colega tenha recebido uma promoção em seu lugar, por exemplo, pode passar a impressão errada.
Dica: julgar ou indagar não vai resolver. O melhor é analisar a situação e buscar soluções que resolvam, sem apontar o ”certo ou errado”.
“Vou tentar” ou “É impossível fazer isso” ou “Não posso fazer mais nada”
Essas frases podem trazer insegurança sobre suas atividades para quem a escuta. Se você é um líder de uma equipe, por exemplo, esse tipo de atitude pode desmotivar os demais.
Dica: sempre analise a situação com cuidado e empatia. E lembre-se, o que você gostaria que falassem para você?
“Você viu o que ciclano fez?”
A famosa “fofoca de escritório” pode desencadear diversos conflitos. Além de ser improdutiva, a fofoca desequilibra o ambiente de trabalho e gera um clima desagradável e “pesado”
Dica: Evite sempre falar sobre o que uma pessoa fez ou deixou de fazer. Pois, “quem conta um conto, aumenta um ponto”. E um dia essa pessoa pode ser você.
“Não tenho interesse/Não preciso aprender isso” ou “O que isso vai me acrescentar?”
É algo que você vai aprender? Então, é algo que vai te acrescentar em conhecimento, repertório ou experiencia. Nunca subestime o valor do aprendizado, principalmente quando o aprendizado é profissional.
Dica: um provérbio chinês: “O aprendizado é como o horizonte: não há limites”
Essas são algumas das frases mais comuns em meio ao ambiente profissional que devem ser evitadas.
Então, lembre-se, o seu perfil profissional é definido por suas palavras e atitudes, que acabam refletindo na percepção das outras pessoas. É importante que pondere o que se fala no meio corporativo, pois você é analisado sob todos esses aspectos. Mesmo quando se trata daquela conversa informal com o colega durante a pausa para o café. Então valorize uma boa comunicação no trabalho. O melhor para começar a mudar essas atitudes é começar com você mesmo. Veja essas 6 dicas para o crescimento pessoal.
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