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10 dicas para não errar no plano de negócios

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10 dicas para não errar no plano de negócios-01

O Sebrae-SP elaborou uma lista com os principais erros cometidos pelos empreendedores iniciantes na hora de criar o plano de negócios da empresa:

  1. Conhecer o ramo de atuação

É preciso conhecer os detalhes do segmento em que pretende atuar para, assim, encontrar as oportunidades nele.

  1. Pesquisar o mercado consumidor

Consiste em ter as informações sobre os prováveis compradores: o que produzir, de que forma vender, qual é o local adequado para a venda, e qual é a demanda potencial para o produto.

  1. Conhecer o mercado fornecedor

Esse conhecimento vai se refletir nos resultados pretendidos pelo empresário. Mercado de fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, as máquinas, a matéria-prima, as mercadorias e os demais materiais necessários ao seu funcionamento.

  1. Conhecer o mercado concorrente

Este mercado deve ser analisado criteriosamente, de maneira que sejam identificados os concorrentes, as mercadorias ou serviços que oferecem, as vendas efetuadas pelo concorrente, os pontos fortes e fracos da concorrência e se os clientes deles são fiéis.

  1. Indefinição de produtos e serviços

É preciso conhecer detalhes do seu produto ou serviço e fazer com que eles atendam às necessidades do mercado. Defina qual a utilização do seu produto ou serviço, a embalagem a ser usada, os tamanhos oferecidos, as cores, os sabores, entre outros.

  1. Analisar a localização da empresa

Um bom ponto comercial é aquele que gera resultados e um volume razoável de vendas. A definição do local está diretamente relacionada com o ramo de atividade em que a empresa atua.

  1. Conhecer o processo operacional

Devem ser abordadas questões como que trabalho será feito; quais são as fases de fabricação, venda e prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento e quando fará. É preciso verificar quem tem conhecimento e experiência no ramo: você? um futuro sócio? ou um profissional contratado?

  1. Conhecer o volume de produção, de vendas ou de serviços

É prudente que o empreendedor ou empresário considere a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.

  1. Dar atenção à necessidade de pessoal

Identifique o número necessário de colaboradores para o trabalho e que qualificação devem possuir.

  1. Fazer a análise de viabilidade da empresa

É necessário fazer uma estimativa do resultado esperado e do capital necessário para começar o negócio, pois terá que fazer um investimento em local, equipamentos, materiais e despesas diversas para instalação e funcionamento inicial do negócio.

“Empreender é um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado. A simples consideração das dicas possibilita tomar decisões mais acertadas e evita o desvio dos objetivos”, finaliza Alencar.

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